Índice de Sustentabilidade da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira

Responda o questionário, descubra seu nível de maturidade e tenha acesso a um plano de ação exclusivo!

Níveis

CONHEÇA OS NÍVEIS DE MATURIDADE EM SUSTENTABILIDADE

Um modelo de maturidade em sustentabilidade foi especialmente desenvolvido para o Tex Index Brasil, com base em metodologias e padrões privados consagrados internacionalmente.

Conheça os cinco níveis hierárquicos de maturidade em sustentabilidade da cadeia têxtil e de confecção e responda ao questionário para saber o nível de sua empresa!

CONSCIENTE

A sustentabilidade se manifesta por meio do atendimento aos requisitos legais, promovendo, por consequência, a redução de riscos para a empresa.

O principal desafio da empresa Consciente é assegurar o cumprimento das condições necessárias para a continuidade de suas atividades. Uma vez que a empresa esteja atenta a esses requisitos, seu olhar se voltará às possibilidades de melhorias operacionais.

EFICIENTE

A empresa Eficiente preza pelo consumo responsável de insumos, otimiza o uso de recursos naturais e humanos e possui ações focadas na adoção de melhores processos.

Os objetivos principais visam aliar o investimento em tecnologia com a maximização dos lucros e minimização dos impactos socioambientais.

HOLÍSTICA

A empresa que possui uma visão holística, além de ter consciência dos impactos internos de suas atividades, reconhece os impactos externos gerados por sua atuação e assume que suas decisões afetam outras partes do ambiente empresarial.

A empresa Holística preocupa-se com a imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders, assim como o reconhecimento de que existem benefícios financeiros na sustentabilidade. 

INOVADORA

Para a empresa Inovadora, a sustentabilidade é internalizada como estratégia e incorporada à cultura organizacional, agregando valor aos produtos e processos e aliando a demanda de seus clientes às tendências de mercado.

Outro fator característico deste nível é o engajamento de sua cadeia de valor: a construção de relações duradouras com fornecedores e consumidores é primordial para o bom funcionamento do negócio.

LÍDER

A empresa classificada como Líder reconhece que a produção sustentável não é uma atividade isolada, e envolve uma ampla participação do mercado e da sociedade como um todo.

A empresa compromete-se com a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, com equipes dedicadas à temática da sustentabilidade. A mudança passa pelo entendimento de que a empresa desempenhará um papel de liderança na transição para uma economia mais sustentável.

Realização

O PROJETO

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolveu uma ferramenta para autodiagnóstico em níveis de maturidade e plano de ação visando o acesso aos mercados externos para empresas dos segmentos de confecção, beneficiamento, tinturaria, malharia, tecelagem, fiação, dentre outros envolvidos na cadeia de produção têxtil.

O TRABALHO FOI NORTEADO PELA SEGUINTE PERGUNTA:

Como as empresas utilizam os conceitos de sustentabilidade como diferencial competitivo?

Para responder a essa questão, foram necessárias quatro etapas, quais sejam:

1. Levantamento e seleção dos indicadores de sustentabilidade relevantes para a cadeia têxtil.

2. Construçãoda ferramenta de autodiagnóstico para as empresas entenderem em que nível estão no momento.

3. Elaboração do guia de boas práticas junto à sugestão de plano de ação para a empresa.

4. Criação do site para comunicação do projeto e utilização contínua das empresas, de modo a acompanharem sua evolução.

CONSCIÊNCIA

O terceiro nível do modelo caracteriza-se pela preocupação com os impactos externos gerados pelas atividades do negócio.

Assim, além de cumprir os requisitos legais e buscar sua eficiência operacional, a empresa tem plena consciência de que sua atividade afeta outras partes e age para reduzir seus impactos negativos.

Do ponto de vista ambiental, passa a engajar-se na mensuração dos impactos ambientais de suas atividades produtivas, tais como geração de efluentes e emissões de gases de efeito estufa (GEE), lançando mão de indicadores mais sofisticados.

Nessa fase, a empresa deve reconhecer que existem benefícios financeiros na sustentabilidade e se preocupar com sua imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders.

Como resultado, seus produtos ou serviços são, ao mesmo tempo, tecnológicos e com preocupação social, desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro e fora da organização, direta ou indiretamente afetadas por suas atividades.

QUESTIONÁRIO

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