Índice de Sustentabilidade da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira

Responda o questionário, descubra seu nível de maturidade e tenha acesso a um plano de ação exclusivo!

Benefícios

INTRODUÇÃO À SUSTENTABILIDADE

Em um contexto empresarial, os conceitos de sustentabilidade podem ser utilizados para reduzir custos, aumentar receita, antecipar riscos e identificar oportunidades.

Por isso, sustentabilidade e competitividade andam juntas.

Empresas que caminham em direção à sustentabilidade se tornam mais competitivas e melhor preparadas para os desafios do mundo contemporâneo, principalmente porque têm operações mais eficientes, são mais capazes de administrar os riscos e aproveitar as oportunidades aos quais estão expostas e também por serem melhor avaliadas nos mercados mais exigentes.

ANTECIPAR RISCOS

Ser sustentável requer planejamento e, ao preparar sua empresa para a mudança, você também se programa para lidar com os acontecimentos inesperados.

Sendo assim, alterações na economia, novas legislações e transformações no mercado consumidor não serão mais vistos como surpresas de última hora, mas fatores que agregarão competitividade e dinamização no ambiente de trabalho.

AUMENTAR RECEITA

Uma produção mais sustentável e eficiente representa maior valor agregado aos seus produtos, permite o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e promove a geração de novas receitas.

Além disso, ao atender aos critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente, sua empresa poderá ter acesso aos mais exigentes mercados consumidores, como Estados Unidos, Europa e Japão.

IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

A conformidade em relação às mudanças ambientais, sociais, políticas e econômicas possibilita uma constante atualização no modo de operar sua empresa.

Tais mudanças permitem a criação de um ambiente dinâmico e mais preparado para prever tendências a longo prazo, propor inovações, identificar oportunidades de novos negócios e estar sempre à frente no mercado.

REDUZIR CUSTOS

Ao adotar práticas de sustentabilidade, sua empresa estará mais preparada para reduzir, reutilizar e reciclar insumos, além de promover melhorias, otimizando seus processos. Essa nova realidade, mais enxuta e otimizada, além de facilitar a gestão, diminui os custos das operações.

Realização

O PROJETO

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolveu uma ferramenta para autodiagnóstico em níveis de maturidade e plano de ação visando o acesso aos mercados externos para empresas dos segmentos de confecção, beneficiamento, tinturaria, malharia, tecelagem, fiação, dentre outros envolvidos na cadeia de produção têxtil.

O TRABALHO FOI NORTEADO PELA SEGUINTE PERGUNTA:

Como as empresas utilizam os conceitos de sustentabilidade como diferencial competitivo?

Para responder a essa questão, foram necessárias quatro etapas, quais sejam:

1. Levantamento e seleção dos indicadores de sustentabilidade relevantes para a cadeia têxtil.

2. Construçãoda ferramenta de autodiagnóstico para as empresas entenderem em que nível estão no momento.

3. Elaboração do guia de boas práticas junto à sugestão de plano de ação para a empresa.

4. Criação do site para comunicação do projeto e utilização contínua das empresas, de modo a acompanharem sua evolução.

CONSCIÊNCIA

O terceiro nível do modelo caracteriza-se pela preocupação com os impactos externos gerados pelas atividades do negócio.

Assim, além de cumprir os requisitos legais e buscar sua eficiência operacional, a empresa tem plena consciência de que sua atividade afeta outras partes e age para reduzir seus impactos negativos.

Do ponto de vista ambiental, passa a engajar-se na mensuração dos impactos ambientais de suas atividades produtivas, tais como geração de efluentes e emissões de gases de efeito estufa (GEE), lançando mão de indicadores mais sofisticados.

Nessa fase, a empresa deve reconhecer que existem benefícios financeiros na sustentabilidade e se preocupar com sua imagem no mercado diante de clientes, investidores e stakeholders.

Como resultado, seus produtos ou serviços são, ao mesmo tempo, tecnológicos e com preocupação social, desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro e fora da organização, direta ou indiretamente afetadas por suas atividades.

QUESTIONÁRIO

Você concorda com o termo de uso da ferramenta (visualize o termo de uso)
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